CONVENÇÃO DOS NEURÓTICOS

Movimentos

PRIMEIRO MOVIMENTO
A Criação

SEGUNDO MOVIMENTO

As Relações com o Sexo Oposto

TERCEIRO MOVIMENTO:

As Relações com a Sociedade

QUARTO MOVIMENTO:

As Diversões

QUINTO MOVIMENTO:
Ideias, Atitudes e Contradições

Primeiro Movimento

A CRIAÇÃO

Ator:

Nós somos os filhos primogênitos, irmãos mais velhos, ou filhos únicos de famílias em que o processo de procriação não teve continuidade.

Ator:
Somos aqueles filhos criados em estufas. Durante a infância, guardados carinhosamente do contato com a terra, com a rua, com o ar puro, com outras crianças. Fomos criados com leite, desinfetantes e agasalhos. Com dois banhos por dia e com babás graves e severas.

Ator:
Nascemos de pais ocupados com o trabalho. Demasiadamente ocupados. De pais que não conheceram o riso, a alegria, ou que nunca aprenderam a brincar. Desde pequenos comemos em mesas cerimoniosas. Nossos companheiros e conversas sempre foram adultos.

Ator:
Fomos cuidadosamente resguardados dos perigos. A responsabilidade nos foi sempre imposta como sagrada. Aprendemos a temer a aventura e a nos movermos timidamente presos ao chão. A vida infantil, a puerilidade e as travessuras foram de nós eliminadas à força de grossas correias de couro.

Ator:
Somos aquelas crianças que sempre temeram o que havia além da porta da rua, e que da vidraça da janela sonharam em visitar o horizonte.

Ator:
As histórias de fadas das amas-de-criação exaltaram nossa faculdade de sonhar; e suas histórias do sobrenatural fantástico sedimentaram-se em nosso subconsciente em formação, provocando terríveis pesadelos e noites de ansiosa insônia.

Ator:
Quando crescemos um pouco, fomos levados pelos pais ao cinema para assistirmos a filmes de violência. Conhecemos o poder da arma que mata; e em nossa adolescência, ganhamos de nosso pai uma espingarda para matar pombos.

Ator:
Um dia, fomos para a escola, e na escola fomos obrigados a tirar sempre o primeiro lugar. Fomos sempre primeiros da classe: gênios fabricados - e odiados pelos colegas. Nós fomos os eficientes objetos de orgulho dos pais, motivo de vanglória perante seus amigos.

Ator:
Era tão grande o nosso medo de perder o primeiro lugar, que nem imaginávamos o que nos aconteceria se tal coisa acontecesse.

Ator:
Nosso falso senso de responsabilidade foi edificado no pavor de fracassar. Víamos nas menores coisas a conquistar, uma dogmática obrigação; e ao menor fracasso sobrevinha uma irremediável sensação de culpa, autodesprezo... Frustração.

Ator:
Passamos toda a nossa idade escolar preocupados em receber um abraço dos pais, ao lhes apresentar os boletins crivados de notas 10.

Ator:
Hoje, temos necessidade de nos apegar a uma figura paternalista a quem fazemos o possível e o impossível para agradar, para dela extrair elogios, arrancar parabéns; seja ela nosso professor, nosso chefe, nosso patrão; sejam as pessoas do meio em que vivemos.

Ator:
Temos necessidade crônica de sermos os primeiros em tudo - E... Angústia por sermos tímidos demais para consegui-lo. Precisamos eternamente de empurrões. Fomos ensinados a competir e a odiar perder uma empreitada.

Ator:
Em qualquer trabalho ou empreendimento seremos inconstantes e medíocres se não houver alguém que nos empurre para a frente.

Ator:
Bem dirigidos e inspecionados faremos bem qualquer coisa. Sozinhos, nada seremos. Somos massas de modelar que, nas mãos de um chefe, tornar-se-ão anjos ou demônios.

Ator:
Para nós foram inventados a fiscalização e os fiscais. Para produzirmos, precisamos ser constantemente vigiados, orientados. Somos os da barra-da-saia.

Ator:
Fomos criados para obedecer e agradar.

Ator:
Nunca aprendemos a ter confiança em nós mesmos, porque não a tivemos de nossos pais que nos policiavam nas mínimas coisas.

Ator:
Eu sei que meus pais são meus amigos, as pessoas que mais me amam no mundo. Mas, não consigo apagar da minha cabeça a sua imagem de juízes.

Ator:
E hoje, mulheres e homens imaturos que somos; enfermos mentais que nos tornamos; estamos totalmente desqualificados para a vida.

© 2022 Marcos Resende
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora